Desempenhando papéis fundamentais no organismo da mulher, os hormônios influência no metabolismo feminino, e vão desde alterações no humor, na disposição, no comportamento e até na aparência física.

Os hormônios são substâncias produzidas por glândulas endócrinas responsáveis por regular as diversas funções do nosso corpo. Como os hormônios circulam pelo corpo através do sangue, é possível realizar a sua dosagem através dos exames laboratoriais, tais como: testosterona, LH, FSH, TSH, T3 Total, T4 e T4 Livre.

A avaliação da saúde hormonal da mulher pode ser feito através de um check-up completo, permitindo a identificação precoce de diversos problemas.

Cerca de 10% dos casos de câncer de mama e ovário são hereditários devido a mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.

Indicado nos seguintes diagnóstico:

✔Câncer de mama antes da menopausa;

Dois casos primários de cânceres de mama na mesma pessoa;✔Câncer de ovário em qualquer idade;

✔Câncer de mama em homens de qualquer idade;

✔Câncer de mama em qualquer idade com um familiar próximo com câncer de mama antes dos 50 anos ou câncer no ovário em qualquer idade;

✔Câncer de mama em qualquer idade com pelo menos dois familiares próximos com câncer de mama ou câncer de ovário;

✔Câncer de mama e um ou mais que um membro da família com câncer de: pâncreas, próstata agressivo, sarcoma, adrenal, cérebro, endométrio, estômago, tireoide, leucemia/linfoma;

✔Câncer de mama e um ou mais que um membro da família com câncer de: pâncreas, próstata agressivo, sarcoma, adrenal, cérebro, endométrio, estômago, tireoide, leucemia/linfoma;

A detecção precoce do câncer de mama é crítica para o sucesso do tratamento, por isso o autoexame e o acompanhamento médico periódico são essenciais nesse monitoramento.

Mantenha seus exames em dia!

O câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer mais incidente na população feminina, pode ser provocado por alguns dos tipos do vírus HPV (Papilomavírus humano), que infecta a pele e as mucosas, causando verrugas ou lesões na região genital. Além disso, fatores como o início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo (quanto mais cigarros você fuma, maior o risco), além do uso prolongado de pílulas anticoncepcionais também aumentam o risco de desenvolver a doença.

Esta doença pode ser inicialmente assintomática, o que atrasa o diagnóstico precoce. Em casos mais avançados, a paciente pode desenvolver sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

O exame de Papanicolau é um preventivo e, quando o resultado sai alterado, o médico solicita exames complementares para determinar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerosa, tais como a colposcopia e a raspagem endocervical.

O Outubro Rosa nos leva uma importante mensagem sobre prevenção e diagnostico precoce. Uma mulher prevenida, que cuida da saúde e frequenta o médico com periodicidade, tem mais chances de ter uma vida longa e saudável ao lado das pessoas que ama. O cenário pode ser positivo: quando diagnosticado precocemente e em estágios iniciais, a chance de cura sobre para 97%.

Para auxiliar na detecção precoce do câncer de mama, o médico pode solicitar a realização de:

- Mamografia, caracterizada como um raio-X que avalia a presença de lesões na mama antes mesmo de apresentar qualquer sintoma de câncer. Dependendo da avaliação médica, este exame deve ser realizado pelo menos a cada 2 anos a partir dos 40 anos e a cada 1 ano se tiver histórico familiar de 1ª grau.

- Exames laboratoriais, como é o caso dos "marcadores tumorais", sendo que os mais comuns para detectar o câncer da mama incluem: CA 15.3 e CEA, bem como o teste genético BRCA1 e BRCA2 e a citologia mamária.

Ficar atento a alterações na mama também pode salvar a sua vida, por isso realize, mensalmente, o autoexame da mama, crucial para a identificação precoce de qualquer sintoma

Os exames de sangue permitem uma análise detalhada do nosso organismo, e servem para mensurar diversas substâncias vitais para o corpo, bem como diagnosticar patologias e avaliar o andamento de tratamentos médicos. Baseado nos resultados dos exames, um profissional da saúde pode fazer diversas inferências sobre o estado de saúde de um indivíduo.

Os testes laboratoriais podem ser considerados um dos grandes aliados do check-up médico periódico, já que auxiliam na detecção rápida e precoce de diversas doenças, mesmo aquelas que ainda não apresentam sintomas. Vale lembrar que muitas doenças não dão indícios nas fases iniciais, quando o tratamento é mais rápido e eficaz.

Portanto, é muito importante procurar um médico com periodicidade, sobretudo quem já tem algum problema crônico. Ainda sim, indica-se que os pacientes considerados sadios (sem presença de sintomas) visitem o médico ao menos uma vez a cada dois anos, para descartar qualquer problema. A partir dos 40 anos, os check-ups anuais passam a ser obrigatórios.

O exame TOTG (Teste de tolerância a glicose)  é um exame solicitado pelo médico com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina ou outras alterações relacionadas às células pancreáticas.

Esse exame é feito a partir da análise da concentração de glicose no sangue em jejum e depois da ingestão de um líquido fornecido pelo laboratório. Assim, o médico pode avaliar como o organismo funciona frente a elevadas concentrações de glicose. O TOTG é um exame importante durante a gestação, sendo incluído na lista de exames pré-natais, pois a diabetes gestacional pode representar risco tanto para a mãe quanto para o bebê.

Após o consumo do líquido são feitas algumas coletas de acordo com a recomendação médica. Normalmente são realizadas 2 coletas de sangue, uma em jejum e outra após completados 2 horas da ingestão da bebida. Em alguns casos, o médico pode solicitar até 3 coletas.

Mantenha seus exames em dia!

Pagina 1 de 8

(83) 9. 9315.1500 (83) 3531.4484 Dúvidas e Orçamentos das 06h às 12h e das 14h às 17h30min

  

© Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcanti - Cajazeiras/PB - Todos os direitos reservados.

RESULTADOS DE EXAMES