Colesterol Alto: Fator de risco

O colesterol alto é uma das principais causas de doenças cardiovasculares e do acidente vascular cerebral (AVC), um importante fator de risco de morte.

Normalmente, o excesso de colesterol no sangue pode estar associado à obesidade, alimentação rica em gorduras e açúcares e também falta de exercícios físicos.

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio), produzido pelo fígado, que desempenha funções essenciais em nosso organismo, como a produção de hormônios sexuais e vitamina D.

Nosso corpo possui os seguintes tipos de colesterol:

– Colesterol Total: É o conjunto de todas as frações (HDL, LDL e VLDL).

– Colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade): é conhecido popularmente como “colesterol bom”. Tem a função de conduzir o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito.

– Colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade): é conhecido popularmente como “colesterol ruim” e faz o inverso do colesterol HDL, depositando-se em todas as células. Está associado ao início e à aceleração do processo de aterosclerose.

– Colesterol VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade): é um veículo de transporte dos triglicérides do fígado para outros tecidos.

Como o colesterol alto não apresenta sintomas, somente o exame de sangue pode dizer o nível de colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicérides. Faça seus exames, mantenha sua saúde em dia!

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn