Interferência medicamentosa e de suplementos nutricionais nos exames laboratoriais.

Sempre que for realizar seus exames no laboratório, lembre de levar anotado todos os medicamentos em uso, assim como qualquer suplemento. Assim, o laboratório pode verificar nos exames, a influência dos medicamentos que podem alterar os resultados causando, inclusive, erros de interpretação dos resultados pelo médico.

Você sabia que sua glicose pode estar elevada simplesmente pelo uso de anti-inflamatórios e corticoides? Que simplesmente o uso contínuo de uma vitamina C também pode elevar sua glicemia? Que o suplemento que contém biotina pode alterar os exames tireoidianos sem, na verdade, você ter nada? Os contraceptivos orais elevam os lipídios: colesterol e triglicérides.

Não esqueça, informe no laboratório sempre que for realizar exames e evite erros analíticos e pós-analíticos (interpretação dos resultados) os medicamentos que faz uso.

Todo resultado que apresente não conformidade com a clínica, deve-se
investigar uso de medicamentos e suplementos. Os resultados laboratoriais podem sofrer influência fisiológica, patológica, medicamentosa e muito mais. A interpretação correta dos exames depende da avaliação global do paciente.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn