A importância de realizar os Exames Laboratoriais

Os exames de sangue permitem uma análise detalhada do nosso organismo, e servem para mensurar diversas substâncias vitais para o corpo, bem como diagnosticar patologias e avaliar o andamento de tratamentos médicos. Baseado nos resultados dos exames, um profissional da saúde pode fazer diversas inferências sobre o estado de saúde de um indivíduo.

Os testes laboratoriais podem ser considerados um dos grandes aliados do check-up médico periódico, já que auxiliam na detecção rápida e precoce de diversas doenças, mesmo aquelas que ainda não apresentam sintomas. Vale lembrar que muitas doenças não dão indícios nas fases iniciais, quando o tratamento é mais rápido e eficaz.

Portanto, é muito importante procurar um médico com periodicidade, sobretudo quem já tem algum problema crônico. Ainda sim, indica-se que os pacientes considerados sadios (sem presença de sintomas) visitem o médico ao menos uma vez a cada dois anos, para descartar qualquer problema. A partir dos 40 anos, os check-ups anuais passam a ser obrigatórios.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Obrigado! pela sua colaboração.