DENGUE

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os vírus dengue (DENV) estão classificados cientificamente na família Flaviviridae e no gênero Flavivirus. Até o momento são conhecidos quatro sorotipos – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

SINTOMAS

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito.
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno. No entanto, após o período febril deve-se ficar atento. Com o declínio da febre (entre 3° e o 7° dia do início da doença), sinais de alarme podem estar presentes e marcar o início da piora no indivíduo. Esses sinais indicam o extravasamento de plasma dos vasos sanguíneos e/ou hemorragias, sendo assim caracterizados:

TRANSMISSÃO

O vírus da dengue (DENV) pode ser transmitido ao homem principalmente por via vetorial, pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

DIAGNÓSTICO

Além destes, se faz necessário acompanhamento com Hemograma com contagem de PLAQUETAS, a fim de se observar o possível surgimento da forma GRAVE, quando há queda acentuada no número de plaquetas o que pode predispor a FORMA HEMORRÁGICA DA DENGUE.

dengue cuidados e prevencao

PREVENÇÃO
Importante é evitar a reprodução do mosquito transmissor que ocorre em águas paradas acumuladas. Nesse sentido, além das ações realizada pelos agentes de saúde, a população deve fazer a sua parte:]

A GRANDE NOVIDADE FICA POR CONTA DA NOVA VACINA CONTRA A DENGUE QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE COMEÇA A UTILIZAR COMO FONTE DE PREVENÇÃO. INICIALMENTE SEU USO ESTÁ RESTRITO ÀS CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS.

TRATAMENTO

Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcanti. A maior e melhor estrutura física e operacional de Cajazeiras e região

Rua Cel. Juvêncio Carneiro, nº 579 Centro 58900-000 Cajazeiras – Paraíba

Atendimento

Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcanti. Copyright Todos os direitos reservados.

Nossa Política de Privacidade