O câncer de colo de útero, terceiro tipo de câncer mais incidente na população feminina, pode ser provocado por alguns dos tipos do vírus HPV (Papilomavírus humano), que infecta a pele e as mucosas, causando verrugas ou lesões na região genital. Além disso, fatores como o início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo (quanto mais cigarros você fuma, maior o risco), além do uso prolongado de pílulas anticoncepcionais também aumentam o risco de desenvolver a doença.
Esta doença pode ser inicialmente assintomática, o que atrasa o diagnóstico precoce. Em casos mais avançados, a paciente pode desenvolver sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
O exame de Papanicolau é um preventivo e, quando o resultado sai alterado, o médico solicita exames complementares para determinar a presença de um câncer ou uma lesão pré-cancerosa, tais como a colposcopia e a raspagem endocervical.