Interferência medicamentosa e de suplementos nutricionais nos exames laboratoriais.

Interferncia medicamentosSempre que for realizar seus exames no laboratório, lembre de levar anotado todos os medicamentos em uso, assim como qualquer suplemento. Assim, o laboratório pode verificar nos exames, a influência dos medicamentos que podem alterar os resultados causando, inclusive, erros de interpretação dos resultados pelo médico.

Você sabia que sua glicose pode estar elevada simplesmente pelo uso de anti-inflamatórios e corticoides? Que simplesmente o uso contínuo de uma vitamina C também pode elevar sua glicemia? Que o suplemento que contém biotina pode alterar os exames tireoidianos sem, na verdade, você ter nada? Os contraceptivos orais elevam os lipídios: colesterol e triglicérides.

Não esqueça, informe no laboratório sempre que for realizar exames e evite erros analíticos e pós-analíticos (interpretação dos resultados) os medicamentos que faz uso.

Todo resultado que apresente não conformidade com a clínica, deve-se
investigar uso de medicamentos e suplementos. Os resultados laboratoriais podem sofrer influência fisiológica, patológica, medicamentosa e muito mais. A interpretação correta dos exames depende da avaliação global do paciente.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Obrigado! pela sua colaboração.